Ford registra patente para sistema de monitoramento de velocidade em carros de polícia

Ford registra patente para sistema de monitoramento de velocidade em carros de polícia
Ford registra patente para sistema de monitoramento de velocidade em carros de polícia (Unsplash – Haberdoedas)

A Ford registrou uma patente com o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos para um sistema que ajuda as autoridades a identificar motoristas em excesso de velocidade.

+Nissan renova o visual da Frontier 2025 e aumenta sua capacidade de reboque a fim de manter picape competitiva
+Veja as 10 motos esportivas mais vendidas em 2024

Esse sistema não apenas detecta quando a velocidade ultrapassa o limite, mas também captura imagens do veículo infrator. De acordo com um porta-voz da empresa, a tecnologia é projetada especificamente para veículos de polícia e não envolve o compartilhamento de dados pessoais dos motoristas.

O sistema, que pode ser instalado em veículos como o Ford Police Interceptor, identifica outros carros que excedem um limite de velocidade definido. Quando isso acontece, uma câmera a bordo é ativada para registrar a infração, o que pode facilitar a emissão de multas. A patente foi inicialmente registrada em janeiro de 2023 e publicada em julho de 2024.

Além de capturar fotos do veículo, o sistema pode coletar informações como a placa, a cor e danos visíveis para ajudar na identificação do carro infrator. Esses dados podem ser compartilhados entre diferentes veículos de polícia e até mesmo enviados para servidores e dispositivos de beira de estrada conectados via Internet.

A Ford esclareceu que essa tecnologia não será utilizada em veículos de passeio e que as patentes têm como objetivo proteger inovações, não necessariamente indicar novos produtos que serão lançados.

(Ford - U.S. Patent and Trademark Office)
(Ford – U.S. Patent and Trademark Office)

Fonte: Car and Driver

Fotos: Reprodução – U.S. Patent and Trademark Office // Unsplash – Haberdoedas | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top